quarta-feira, 23 de março de 2011

SETOR NOROESTE: DO SONHO À REALIDADE

O SONHO


O Setor Noroeste está dentro do Plano Piloto de Brasília, numa área circundada pela Asa Norte, Setor Militar Urbano e o Parque da Agua Mineral.



Por ser a última área urbana do Plano Piloto, intocável nestes 50 anos, atrai a cobiça de muitos compradores e especuladores, sobretudo porque morar no Plano não significa somente status, por ser a área mais cara, mas devido à qualidade de vida na região: prédios residenciais de 6 andares mais cobertura, densa área verde, comércio, bem como a proximidade das zonas comerciais e dos órgãos públicos da Capital Federal.


A REALIDADE


Pois bem, o problema é que a excelente localização do bairro, aliada à voracidade dos especuladores imobiliários da cidade fizeram este sonho se transformar numa realidade distante, não somente de muitos, mas da maioria da população.


Nâo pretendo, com esta crítica sonhar com preços irreais, abaixo dos cobrados pelo mercado, mas alertar que os preços ali cobrados estão justamente mais altos do que os cobrados nos bairros mais caros da cidade: Asa Sul, Norte e Sudoeste.


É fato que um bairro consolidado, com comércio, serviços, pavimentação, arborização, é mais caro do que um bairro sem tais itens. Mas a lógica do Noroeste é o contrário: apesar de ser um bairro sem nada, os preços são os mais altos.